7 Dicas para Planejar a Sua Viagem – e uma dica bônus que já nos salvou de um grande problema

Sempre que contamos a alguém sobre a nossa viagem de volta ao mundo, uma pergunta que surge é: como faz pra planejar uma viagem dessa magnitude? E a resposta é: primeiramente, mantenha a calma e faça uma coisa de cada vez. Nós queremos compartilhar por aqui as nossas ideias de planejamento da volta ao mundo, mas antes de tudo, vamos falar sobre planejar uma viagem “normal”, pois achamos que dessa forma vamos ajudar mais pessoas, nesse primeiro momento.

Eu costumo falar que quando a gente divide as “grandes coisas da vida” em pedaços menores, fica muito mais fácil ir construindo esse processo pouco a pouco. Assim como numa maratona, se você pensar nos 42km percorridos de uma só vez, parece uma eternidade, mas se você fracionar, primeiro correrei 10km, depois mais 10km, depois só mais 22km, seu cérebro vai assimilar com mais tranquilidade. Se você encarar TUDO de uma vez só, vai parecer impossível conseguir realizar o seu sonho de viajar, porque são realmente muitos detalhes, e que são extremamente importantes, não dá pra fazer de qualquer jeito ou deixar de fazer, por isso é importante ir degrau por degrau.

Temos muitos amigos que têm o sonho de conhecer a Disney e ficam focados em ver preço de passagem aérea, entrada dos parques, etc., mas esquecem que antes de mais nada, você precisa ter um Passaporte. Depois, um Visto Americano. Então foca no processo, faz um passo a passo, que eu garanto que vai ser muito mais tranquilo do que já começar a se apavorar com o preço do dólar. E quando você começa a colocar o primeiro passo em prática, você gera toda uma energia para que esse sonho realmente aconteça!

E aqui vão as nossas principais dicas para planejar a viagem dos seus sonhos:

1 – Documentação

Antes de começar qualquer planejamento, você precisa saber qual a documentação necessária para o seu destino escolhido. Atente-se à necessidade de Passaporte, Visto e Vacinas. Se for alugar um carro, muitas vezes é exigido a PID (Carteira de Motorista Internacional) emitida pelo Detran. E não adianta apenas estar com a carteira de vacinação em dia. Para o caso da vacina contra Febre Amarela, você precisa ter um Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Vigilância Epidemiológica.

Para facilitar as buscas e ir direto ao ponto, entre no site do Consulado Brasileiro, e pesquise sobre o país que você pretende visitar. Lá você encontra todas as informações oficiais a respeito de documentação necessária.

Segue o link:

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino

2 – Pesquisar sobre o clima do local, época do ano mais indicada e temporada.

Claro que muitas pessoas não têm flexibilidade na hora de escolher a data da viagem, pois dependem das férias do trabalho ou da escola das crianças. Mas se você puder escolher data, antes de comprar as passagens, dê um Google sobre as indicações de melhores meses para visitar o país que você escolheu. Já soube de pessoas que subiram até Machu Pichu e não conseguiram ver absolutamente nada por conta do tempo fechado. E também já soube de pessoas que foram para a Hawaii em época de chuva e passaram sete dias dentro do hotel. Então, atente-se a esse detalhe do clima, pois ele pode ser determinante para que você possa curtir melhor o seu passeio.

3 – Comprar as passagens com agência de turismo

Principalmente se você for um marinheiro de primeira viagem. Eu sei que seu amigo sempre compra sozinho e nunca teve nenhum problema, mas se você ainda não tem experiência com aeroportos, escalas, horários de voos, fuso horário, regras de bagagem, minha SUPER DICA é: compre as passagens aéreas com uma Agência de Turismo. Além disso, precisamos desmistificar que as passagens aéreas compradas com as agências são mais caras. Muitas vezes são o mesmo valor ou até mais baratas! O que eu faço é pesquisar as promoções pelos sites de busca e aplicativos de promoção e quando eu encontro a passagem que eu quero eu mando pra agência e eles emitem os bilhetes pra mim. Posso garantir que nunca tive prejuízo com isso, pelo contrário, muitas vezes a agência me indicou um horário melhor, uma escala mais curta, e eu tive total tranquilidade em viajar sabendo que estaria respaldada pela agência caso algo acontecesse.

4 – Fazer um seguro viagem

Não vá até a esquina sem um seguro viagem. Alguns países exigem esse seguro quando você entra no país, mas mesmo se não exigir, não deixem de fazer, mesmo sendo viagem curta, perto, até se for nacional e seu plano de saúde não cobrir todo o território nacional, meu conselho é fazer um seguro-viagem. Não é caro e você nunca sabe quando irá precisar.

DICA DE OURO: Muitos cartões de crédito oferecem seguro viagem gratuito, pra você e seu cônjuge, caso você tenha comprado as passagens aéreas com o cartão de crédito em questão. Então, ligue para a operadora do seu cartão e confira se você tem esse direito e como proceder para aderir.

5 – Comprar a moeda mês a mês

Essa é uma dica muito boa que a gente aprendeu com o tempo. Sempre que viajamos pra fora, tentávamos acertar a melhor hora de comprar dólar ou euro e eu garanto pra vocês que é quase impossível. O nosso país vive dentro de uma variação cambial eterna, não temos previsibilidade da nossa moeda, então, na nossa opinião, a melhor estratégia é comprar todo mês um pouco, e no final a sua média provavelmente ficará abaixo do câmbio do dia da sua viagem. Eu não sei vocês, mas uma das partes mais divertidas de uma viagem é comprar o dinheiro. Eu amo!

6 – Fazer um cartão de crédito internacional e um de débito também!

Em muitos casos, o cartão de crédito pode ser exigido, como por exemplo, como caução para a locação de carro ou no hotel, mas também considero o cartão de crédito como um item de segurança, pois pode acontecer alguma emergência e você precisar dele. E não esqueça que quando você for viajar, precisa cadastrar o “Aviso Viagem” ou fazer um desbloqueio para uso no exterior. Dá pra fazer tudo pelo aplicativo do seu cartão, mas alguns podem exigir que você ligue no 0800, então já é bom fazer isso antes de embarcar aqui no Brasil.

7 – Pesquisar sobre roteiros em sites e blogs

Por fim, uma das partes mais legais que eu considero na hora de planejar uma viagem, é o que eu chamo de “viajar antes” da própria viagem. Assista a vídeos no Youtube, leia blogs, pesquise em sites, converse com alguém que já foi, enfim, tudo o que você puder saber antes de ir, vai te poupar de muitos perrengues na sua viagem. Hoje em dia não faltam informações na internet dos melhores passeios, melhores hospedagens, restaurantes, e tudo o que você precisa saber pra aproveitar da melhor maneira possível a sua viagem. Eu sei que muita gente prefere ir sem se planejar muito, sem aquele roteiro engessado, o que também é muito legal, mas um pouquinho de conhecimento sobre alguns detalhes como, por exemplo, horários de funcionamento das principais atrações, meios de transporte mais indicados, dicas de golpes em turistas (fique atento a isso também), essas coisas, não vão fazer mal a ninguém e pode evitar muito estresse.

Para concluir, minha dica bônus é: esteja preparado para tudo e tente relevar qualquer coisa que tenha saído do seu planejamento. Não deixe um voo atrasado ou uma mala perdida acabar com as suas férias. Colocou o pé pra fora de casa, você está exposto aos mais diversos tipos de perrengues. E se ainda couber mais uma dica: Seja cordial e educado com as pessoas que cruzarem o seu caminho. Elas não estão trabalhando para que você perca seu voo ou para que a chuva alague a cidade. Fique tranquilo e tente resolver tudo com calma. Essas coisas acontecem e o importante é você saber lidar com isso e entender que depois tudo vira história pra contar.

Aproveite o antes, o durante e o depois e boa viagem!

Compartilhar

Explorar mais