Depois de tanto tempo envolvidos com isso (acho que somamos mais de dois anos de saga), conseguimos o reconhecimento da nossa Cidadania Italiana e agora somos cidadãos italianos! Uma alegria enorme, principalmente porque fizemos tudo sozinhos (isso mesmo, não contratamos assessoria para isso) e nos dedicamos muito em todas as etapas do processo.
Falando em processo, gostaríamos de escrever um pouco sobre a nossa experiência com ele aqui na Itália e também da parte burocrática da papelada no Brasil e deixar algumas dicas por aqui pra quem busca fazer o mesmo que a gente.
Como já dito acima, a gente fez todo o processo sem assessoria, então a dica primordial que podemos dar é: ESTUDE ITALIANO! Tudo ocorreu bem pra gente por aqui (ocorreu bem não quer dizer que foi fácil, ok?), tivemos alguns momentos de estresse sim, mas de forma geral, foi um processo tranquilo porque a gente conseguiu se comunicar bem em italiano. Além do óbvio que é a comunicação, os italianos veem isso com bons olhos, eles percebem o seu esforço em querer aprender a língua, a cultura, e isso acaba facilitando a sua vida. Não adianta querer falar em inglês, a maioria não fala, e os que falam, não gostam pois entendem que você só quer a Cidadania e mais nada. Nós percebemos isso em diversos momentos, então, se você pretende vir pra Itália fazer o reconhecimento, estude italiano desde já!
Outra dica importante que damos é: esteja com toda a documentação correta! Você precisa fazer uma análise dos seus documentos (certidão de nascimento, casamento e óbito de todos os seus antepassados em linha reta, até chegar no italiano) e ver se existe algum erro de digitação no que diz respeito aos NOMES e SOBRENOMES dos seus antepassados e também de DATAS. Tudo deve ser corrigido, através da RETIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA nos cartórios do Brasil, para que não tenha nenhum problema aqui na Itália.
Sei que o assunto é longo, e vamos escrever mais sobre alguns temas que achamos importantes e relevantes para o sucesso do processo, mas se você está iniciando agora, e se encontra num momento meio perdido no meio de tanta informação, podemos dizer que todo o estresse vale à pena, a satisfação é enorme em poder usufruir de um direito que é nosso!