Cidade de Calliano, província de Asti, região de Piemonte. Essa foi a cidade que escolhemos para requerer a nossa Cidadania Italiana. Na verdade Calliano nos foi conveniente, já que minha prima segunda fez aqui a Cidadania Italiana dela. O que é mais difícil de conseguir na Itália é um lugar para morar, visto que os italianos são muito desconfiados, e acabam ficando com medo de alugar para estrangeiros que não conhecem. Então estamos aqui por indicação da minha prima, que nos apresentou para a dona casa onde estamos morando e nos abriu o caminho para a tão sonhada Cidadania Italiana.
Morar numa cidade pequena tem seus encantos, mas também tem algumas limitações. Calliano tem em torno de mil habitantes, uma pequena mercearia, uma padaria que abre quando quer, um bar, um café, um restaurante, uma sorveteria e duas pizzarias! Pra chegar aqui de transporte público, precisa ficar atento aos poucos horários de ônibus de uma única linha que passa aqui e nas cidades vizinhas. Domingo não tem ônibus, então, não dá pra passear. É o dia em que estamos indo caminhar em direção às cidades próximas e sempre tendo uma grata surpresa. O caminho de ida e volta até lá nos traz muitas reflexões e sempre um pôr-do-sol inesquecível.
Nossos dias tem sido muito tranqüilos, pelo fato de não termos muito o que fazer por aqui, além de cozinhar (temos feito muito isso) e ir ao mercado uma vez por semana. Temos nos ocupado estudando italiano, trabalhando na Performance (que continua a todo vapor no Brasil), e produzindo para o nosso Projeto de viagem. Os vídeos no canal do Youtube começaram a sair, e temos postado nossa rotina no nosso perfil no Instagram.
Saudades da correria no Brasil? Nenhuma. Nesse momento já estaríamos naquela loucura de final de ano, e sinceramente, não estamos sentindo falta de nada disso não. Saudades apenas das pessoas, da família e dos amigos. E da Niki, nossa cachorrinha.
Nesse momento estamos esperando sermos chamados na Comune para entregar os documentos da Cidadania. Os dias já estão mais curtos e o frio se intensificando. A expectativa é de que neve nos próximos dias, e apesar do medo do frio, estamos bem ansiosos por esse momento. A Copa do Mundo já começou e a missão do dia foi conseguir assistir aos jogos através da transmissão da Globo.
Ah, ontem vimos o Papa Francisco de pertinho! Mas esse assunto fica para um próximo post!